VOLTAR

Pantanal ameaçado

FSP, Ciência, p.B9.
Autor: LEITE, Marcelo
13 de Mai de 2018

Pantanal ameaçado
"Visite o Pantanal antes que acabe" seria um slogan ambientalista arriscado, até porque prematuro. Pelo andar da SUV ruralista, no Congresso Nacional e fora dele, poderá não demorar muito para que se torne profeticamente adequado.

Não é recente a preocupação com as práticas agropecuárias nessa que é uma das maiores planícies alagáveis do mundo, assim como em seu entorno.

Um novo sinal de alerta surge agora com o relatório "Análise de Risco Ecológico da Bacia do Rio Paraguai", do Fundo Mundial para a Natureza (mais conhecido como WWF).

Trata-se da segunda edição do trabalho, cinco anos depois do primeiro esforço para desenvolver indicadores de saúde ambiental.
Resumindo a ópera trágica, houve um aumento de 5% nas áreas de alto risco ecológico, ou seja, com ameaça grave para a vida selvagem e os recursos hídricos.

De acordo com a metodologia aplicada, cuja minúcia não cabe abordar aqui, isso corresponde a 54.500 km2, o dobro da área do estado de Alagoas.

Embora a bacia do rio Paraguai, principal artéria do Pantanal, abranja também território paraguaio e boliviano, o problema mais grave se encontra no Brasil. Mais precisamente, no planalto que circunda a norte e leste o alto rio Paraguai, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ali se encontram as chamadas "torres de água", mananciais que fornecem a maior parte da água que se acumula na planície interior e escorre lentamente pelo relevo pouco inclinado. Assim se enchem as "baías" pantaneiras, lagoas rasas que nutrem multidões de anfíbios, peixes e pássaros.

Os fatores de estresse para o ambiente natural são variados. Por exemplo a agropecuária de larga escala, como soja, cana e gado, que aumenta a erosão e carreia sedimentos, assoreando os rios, riachos e corixos pantaneiros.

Proliferam assim os "arrombados", larguíssimos leitos cheios de areia que desfiguram a fisionomia da região.

Centenas de barramentos de cursos d'água para gerar eletricidade alteram seu fluxo, com consequências desconhecidas para as espécies de peixes.

Nada menos que 40% desse território está sob alto risco ecológico, alerta o relatório do WWF. Não admira, pois o desmatamento do cerrado na região de planalto já ultrapassou alarmantes 55%.

Não se respeitam as áreas de reserva legal e de proteção permanente nas propriedades, que somam uma dívida com a legislação florestal de 3.920 km2 (quase o triplo da superfície do município de São Paulo).

Além disso, menos de 1% da região se encontra protegida por unidades de conservação, como parques e florestas nacionais ou terras indígenas.

Se for para contar com o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto para fazer algo a respeito, é bom tirar o cavalinho da chuva.

FSP, 13/05/2018, Ciência, p.B9.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloleite/2018/05/pantanal-ame…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.