FSP - https://www1.folha.uol.com.br/
24 de Jun de 2024
Obra na BR-319, criticada por ambientalistas, começa em 3 meses, estima governo
Edital para contratar empresa que fará 20 km iniciais terá abertura de propostas nesta segunda-feira (24)
Fabio Zanini e Danielle Brant
22/06/2024
O Ministério dos Transportes prevê iniciar em até três meses as obras de um trecho da BR-319, estrada que corta a Amazônia e é criticada por ambientalistas.
Serão 20 km de um lote de 52 km que já tem licenciamento ambiental no plano de reconstrução formulado pelo governo.
O edital de contratação de empresa para as obras entre os quilômetros 198,2 e 218,2, terá as propostas abertas na próxima segunda-feira (24). Na sequência, serão licitados os outros 32 km.
A rodovia corta a Amazônia, de Porto Velho (RO) a Manaus (AM), Um trecho de 400 km no chamado "meião" da rodovia, em área de floresta densa, ainda está pendente de autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).
Ambientalistas temem que a estrada na prática divida a floresta em "Amazônia do Norte" e "Amazônia do Sul" e crie vias vicinais que possam favorecer o desmatamento e a exploração ilegal de recursos naturais.
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2024/06/obra-na-br-319-cri…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.