VOLTAR

Noronha vira laboratório de negócios de carbono zero

FSP, Ciência, p. B8
07 de Nov de 2016

Noronha vira laboratório de negócios de carbono zero

DANIEL CARVALHO
DE BRASÍLIA

Os governos de Pernambuco e da Califórnia querem transformar a ilha de Fernando de Noronha (PE) em um tipo de laboratório para desenvolver modelos de gestão sustentável, novos negócios colaborativos e com baixa emissão de carbono.
Os experimentos do "Noronha Future City" vão começar pela mobilidade. No início de dezembro, os dois governos vão reunir na ilha empresas nacionais e estrangeiras, a maioria pernambucanas e californianas, de carros elétricos, energia solar e de aplicativos, além de um grande banco para financiar a aquisição dos automóveis.
O primeiro projeto é oferecer em Noronha carros elétricos carregados com energia solar que poderão ser acessados por aplicativos. A ideia também é estimular o compartilhamento dos veículos.
O secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Sérgio Xavier, diz que os carros estarão ligados a uma rede de serviços. O app mostrará onde há vagas de estacionamento, postos de combustível e carros disponíveis.
Para isso, a precária internet da ilha será melhorada nos próximos três meses, de acordo com o secretário. A expectativa é que o projeto de mobilidade comece a funcionar no primeiro semestre de 2017. Testes devem acontecer em março, diz a Secretaria de Meio Ambiente.
"Avançamos no sentido de criar em Noronha um laboratório não só para pesquisa, mas da vida real. A ideia é imediatamente formular em Noronha, ampliar para Recife e levar para outros locais", diz Xavier. Ele diz que já há interesse da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para reproduzir experiências que derem certo em outros lugares do mundo.
O secretário diz não haver recursos públicos no projeto. Eles atuam na prospecção de empresas para desenvolver produtos e serviços alinhados à economia de baixo carbono. Algumas possibilidades são: água, reciclagem, arquitetura verde, energia renovável e novas ferramentas de gestão pública.
A parceria entre os governos de Pernambuco e da Califórnia faz parte do Global Leadership Memorandum of Understanting, um memorando que foi assinado em 2015 não apenas pelos governadores brasileiro e americano, mas por cerca de 170 governos subnacionais.
O "Noronha FutureCity" será apresentado em Marrakech, no Marrocos, na programação paralela à Convenção do Clima da ONU, a COP 22, na próxima semana.

FSP, 07/11/2016, Ciência, p. B8

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2016/11/1829927-fernando-de-noron…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.