VOLTAR

Nível de abastecimento da Cantareira cai; Sabesp descarta racionamento

FSP, Cotidiano, p. C8
09 de Out de 2007

Nível de abastecimento da Cantareira cai; Sabesp descarta racionamento

Colaboração para a Folha

O nível do sistema Cantareira, que abastece cerca de 9 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, opera com cerca de 30% de sua capacidade total neste mês de outubro. No mesmo período do ano passado, o nível era de 45%, de acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Ontem, o sistema Cantareira operou com 32,7% de sua capacidade. Em setembro, São Paulo registrou o menor índice de chuva no período em sete anos, segundo a Defesa Civil do Estado. Choveu apenas 16% do que estava previsto para o mês -o acúmulo foi de 11,1 mm de água, sendo a média do período 69,5 mm.
Ainda não houve acúmulo de chuva este mês, cuja média histórica é de 132,8 mm.
Os níveis baixos de armazenamento dos mananciais são comuns neste período, segundo Hélio Luiz Castro, superintendente de produção de água da Sabesp.
"É preciso esperar outubro, novembro e dezembro para recuperar os mananciais", diz. A Sabesp não cogita fazer racionamento de água, mas pede a colaboração da população para evitar desperdício.
Os seis reservatórios que abastecem a Grande São Paulo também registraram queda no período. Em Rio Claro, que abastece cerca de 1,5 milhão de pessoas, o sistema opera com apenas 30,5% da capacidade.

FSP, 09/10/2007, Cotidiano, p. C8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.