VOLTAR

Manifestantes protestam, mas são retirados de prédio pela Polícia Militar

FSP, Dinheiro, p. B4
11 de Dez de 2007

Manifestantes protestam, mas são retirados de prédio pela Polícia Militar

Eduardo Scolese
Da sucursal de Brasília

Num protesto contra o leilão da usina de Santo Antonio, cerca de 300 integrantes do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e de outros movimentos sociais invadiram na manhã de ontem o piso térreo da sede da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Todos eles foram retirados do prédio à força pela Polícia Militar por volta das 9h50, dez minutos antes do horário previsto para o início do leilão da usina.
Com um efetivo de 220 homens, com a ajuda de cães, cassetetes e escudos, os policiais empurraram um a um para fora do saguão. Crianças, idosos e mulheres ficaram no meio do empurra-empurra. Alguns tiveram de pular uma grade de ferro para que não fossem espremidos pelos demais.
Ainda no saguão, a Folha tentou conversar com uma militante do MAB. No mesmo instante, ela foi empurrada, chutada, imobilizada e algemada por policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais). Um cinegrafista da corporação registrou a agressão.
Identificada apenas como Poliana, foi presa, ao lado de outros seis integrantes do movimento. Os sete foram levados à Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, mas liberados no final da tarde.
Responsável pela ação de desocupação, o coronel da PM Renato Rodrigues disse: "Se eles não se convencerem a sair, vão ter de sair de alguma forma, com o uso da força moderada. Os chutes podem até ter ocorrido, mas de forma moderada. Pode ver que não tem nenhuma pessoa lesionada".
Nada foi quebrado. De prejuízo, pichações nas paredes da agência. Alguns dos dizeres: "Aneel estupra a mãe terra" e "Não venderão nossos rios".
"A ação da polícia foi firme e serena. A decisão [de licitar a usina] foi tomada por um governo democraticamente eleito e não é razoável que um pequeno grupo venha obstar uma decisão democrática", declarou Jerson Kelman, diretor-geral da Aneel.
Integrantes do MAB, da Via Campesina e de ONGs bolivianas também realizaram marcha ontem pelas ruas de Porto Velho em protesto contra o leilão da usina.

FSP, 11/12/2007, Dinheiro, p. B4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.