VOLTAR

Manifestantes invadem hidrelétricas em Goiás

FSP, Dinheiro, p. B4
24 de Mai de 2005

Manifestantes invadem hidrelétricas em Goiás
Motivo é valor de indenização

Duas usinas hidrelétricas foram invadidas na madrugada de ontem no norte de Goiás por 500 integrantes do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), que reivindicam a revisão de indenizações e o reassentamento das famílias retiradas das áreas desocupadas para a construção das barragens.
Por volta das 3h30, de acordo com o MAB, 500 pessoas invadiram a Barragem de Serra da Mesa, em Minaçu (532 km de Goiânia), e montaram acampamento próximo à sala de controle da usina. Pouco mais tarde, os agricultores se dirigiram ao portão de entrada da Barragem de Cana Brava, no mesmo município. Segundo a PM, a adesão ao movimento foi menor e havia apenas 300 pessoas protestando nas barragens.
O MAB disse que 925 famílias foram retiradas de suas terras para a construção de Serra da Mesa por Furnas e pelo grupo VBC (Votorantim, Bradesco e Camargo Corrêa), há nove anos. A usina de Cana Brava foi construída pela multinacional belga Tractebel.
A Folha não conseguiu localizar os gerentes responsáveis pelas negociações. Nenhum representante da Tractebel em Minaçu foi encontrado. (ADRIANA CHAVES)

FSP, 24/05/2005, Dinheiro, p. B4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.