VOLTAR

Maior latifúndio do país tem registro cancelado pela Justiça

FSP, Poder, p. A10
08 de Nov de 2011

Maior latifúndio do país' tem registro cancelado pela Justiça
Fazenda no Pará pertence a empresa do grupo C.R. Almeida

Aguirre Talento
De Belém

A Justiça Federal cancelou o registro de uma fazenda de 4,7 milhões de hectares no Pará. Ela é considerada a maior área grilada do país.
Com a decisão, proferida no último dia 25, a área deve ser devolvida aos proprietários originais. Cabe recurso. Segundo a Justiça, há trechos que pertencem ao Estado, e outros que são da União -alguns fazem parte até de territórios indígenas. A área corresponde a duas vezes o Estado de Sergipe e é maior do que a Holanda.
A fazenda Curuá fica em Altamira e pertence a uma empresa do grupo C.R. Almeida, sócia majoritária da EcoRodovias, que administra diversas estradas no Brasil.
Na sentença da 9ª Vara Federal, em Altamira, o juiz Hugo da Gama Filho refere-se ao território como o "maior latifúndio do Brasil". O Iterpa (Instituto de Terras do Pará) afirma que é a maior área grilada do país. Em sua defesa, a empresa disse não haver provas de que as terras sejam do poder público. Procurada pela Folha, a empresa não respondeu.

FSP, 08/11/2011, Poder, p. A10

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po0811201116.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.