VOLTAR

Líderes indígenas se irritam com Barroso após negativa de acesso a vídeo de reunião com Heleno

FSP - https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/
26 de jul de 2020

Líderes indígenas se irritam com Barroso após negativa de acesso a vídeo de reunião com Heleno
Eles dizem ter sido atacados por membros do governo Bolsonaro em reunião sobre combate ao coronavírus

Causou perplexidade em lideranças dos povos indígenas a decisão do ministro do STF Luís Roberto Barroso de indeferir pedido que fizeram para ter acesso à gravação da reunião da sala de controle entre eles e o governo Bolsonaro na sexta-feira (17).

Nesse encontro, determinado por Barroso para a discussão sobre o controle da pandemia nas comunidades, os indígenas dizem ter sido atacados pelo ministro-chefe do GSI, Augusto Heleno, e pelo secretário de Saúde Indígena, Robson Santos.

Apesar de ter indeferido sem justificativa esse pedido, o ministro Barroso decidiu que um observador escolhido por ele acompanhará os novos encontros da sala de controle para evitar a repetição de problemas.

"Como foi impossível a comunicação adequada entre os participantes, o melhor caminho será o de termos um novo começo, sem reavivar mal-entendidos que dificultem uma solução de compromisso e construtiva, que, de resto, é urgente", escreveu Barroso em sua decisão.

Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Nathalia Garcia

Painel
Editado por Camila Mattoso, espaço traz notícias e bastidores da política.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2020/07/lideres-indigenas-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.