VOLTAR

Índios rompem acordo com a Petrobras

FSP, Dinheiro, p. B2
02 de Jul de 2005

Índios rompem acordo com a Petrobras

Os índios huaorani, do Equador, romperam um acordo com a Petrobras que permitia que a empresa operasse no Parque Nacional Yasuní, segundo o líder da comunidade indígena, Ramón Huani. Os novos chefes da etnia são contrários à construção de uma estrada no parque e dizem que impedirão que a Petrobras opere no local.
Os índios haviam feito um acordo com a empresa brasileira que incluía uma ajuda de US$ 200 mil anuais paga pela Petrobras para financiar projetos de desenvolvimento e assistência social aos huaorani.
As mulheres indígenas também se opõem à entrada da Petrobras no parque porque dizem que querem manter suas terras livres de contaminação para deixar a seus filhos.
O petróleo é o principal produto de exportação do Equador e uma das maiores fontes de renda do país. A produção equatoriana passou de 320 mil barris por dia em 1992 para 526 mil barris por dia em 2004.

FSP, 02/07/2005, Dinheiro, p. B2

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.