VOLTAR

Ibama marca audiências para debater hidrelétrica Teles Pires

FSP, Mercado, p. B8
04 de nov de 2010

Ibama marca audiências para debater hidrelétrica Teles Pires
Governo espera licença prévia para leilão em dezembro

Agnaldo Brito
De São Paulo

O Ibama agendou para os dias 20, 21 e 23 deste mês as audiências para debate público do projeto da usina hidrelétrica Teles Pires, localizada na divisa dos Estados de Mato Grosso e do Pará, na região amazônica.
O edital foi publicado no "Diário Oficial da União" na segunda-feira. As três audiências públicas ocorrerão, pela ordem, nas cidades de Paranaíta (MT), Alta Floresta (MT) e Jacareacanga (PA).
Teles Pires é a principal obra de hidrelétrica do leilão marcado para 17 de dezembro. O governo acredita que terá a licença prévia, condição para incluir a obra no leilão, mesmo com o escasso tempo a partir das audiências. O prazo final é 13 de dezembro, segundo o governo.
Esse é o segundo projeto hidrelétrico na Amazônia que será leiloado em 2010, o que demonstra a disposição do governo federal em acelerar o aproveitamento de fontes hídricas na Amazônia. Em abril, o governo conseguiu fazer o leilão do polêmico projeto de Belo Monte, no rio Xingu (PA).
Teles Pires pode abrir nova fronteira hidrelétrica na Amazônia. A Eletrobras tem pronto o projeto do Complexo Tapajós, este com cinco usinas hidrelétricas.
A ofensiva pode acirrar a oposição ao projeto entre a população amazônica.

FSP, 04/11/2010, Mercado, p. B8

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me0411201023.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.