VOLTAR

Governo discute rodízio só no Cantareira

FSP, Cotidiano, p. C3
05 de Fev de 2015

Governo discute rodízio só no Cantareira
Modelo ganha força nas discussões entre gestão Alckmin e cúpula da Sabesp; sistema abastece 6,2 milhões de pessoas
Expectativa é que o governador e o presidente da estatal se reúnam até sexta (6)para tomar uma decisão

DANIELA LIMA DE SÃO PAULO

Integrantes do governo de São Paulo e da cúpula da Sabesp afirmam que as negociações em torno da adoção de um rodízio avançaram. A discussão agora se daria em torno de sua abrangência. A tese que vem ganhando força é que ele fique restrito à área do sistema Cantareira, que abastece 6,2 milhões de pessoas.
A expectativa é que o governador Geraldo Alckmin e o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, se reúnam até a sexta (6) para tomar uma decisão.
Na estatal, há técnicos que defendem um racionamento mais amplo, para a região metropolitana, o que pouparia também o sistema Alto Tietê. Nesta quarta (4), ele tinha 11% de sua capacidade.
O tema tem sido discutido em reuniões restritas no Palácio dos Bandeirantes. O entendimento é que seria preciso reduzir a captação do Cantareira em ao menos mais 5 mil litros por segundo para que ele possa resistir à estação de seca, a partir de maio. Hoje, são retirados 18,5 mil.
Há ainda a avaliação de que as obras para transferência de águas da represa Billings para a região abastecida pelo Cantareira poderiam amenizar o problema, mas, com as chuvas abaixo da média, seria temerário esperar, sem medidas adicionais, os cerca de 70 dias necessários para concluir os trabalhos.
Aos integrantes do governo, o corpo técnico tem dito que não seria possível reduzir ainda mais o volume extraído do Cantareira só com as ações já adotadas, como a redução da pressão na rede.
Nesses encontros, integrantes da Sabesp têm explicado que, com a redução da pressão, o sistema já economiza água equivalente a um racionamento de três dias com abastecimento e dois dias sem. Ainda assim, isso tem sido insuficiente, dado as chuvas abaixo da média e o baixo nível do reservatório --nesta quarta, estava em 5,2%.
Tanto na Sabesp quanto no governo é consenso que, ainda que a decisão de instituir o racionamento seja oficializada nos próximos dias, a população teria ao menos um mês para se preparar antes de a restrição ser adotada na prática.
O próprio Alckmin, ao falar sobre o assunto, disse na semana passada que nenhuma medida seria tomada sem que a população fosse avisada com "ampla antecedência".
Nesta quarta, o governador instituiu um comitê de crise para planejar ações com cidades da região metropolitana após prefeitos criticarem a falta de transparência na condução da crise.

Sistema sobe pelo 2o dia seguido

A chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo na terça (3) fez com que o nível do Cantareira subisse pelo segundo dia consecutivo em 2015. Segundo a Sabesp, na quarta (4) o sistema operava com 5,2% da capacidade após subir 0,1 ponto percentual em relação ao índice do dia anterior.

FSP, 05/02/2015, Cotidiano, p. C3

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/206962-governo-discute-rodiz…

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/206965-sistema-sobe-pelo-2-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.