VOLTAR

Gasoduto para Rondônia

O Rio Branco-Rio Branco-AC
09 de Mai de 2004

Gasoduto para Rondônia

Após a autorização para início das obras do gasoduto Coari/Manaus, o governador de Rondônia, Ivo Cassol, espera que muito em breve também seja liberada a construção do gasoduto ligando Coari a Porto Velho. Segundo ele, não se justifica ter o gás disponível e não poder utilizá-lo obrigando a Petrobras a injetar o insumo novamente nos poços. A imprensa rondoniense divulgou que Cassol não acredita que os problemas entre os garimpeiros e os índios Cinta-larga possam ter algum reflexo sobre o empreendimento. São assuntos diferentes, mas que têm em comum a necessidade de decisão política.

Direito de águas no Brasil

Discutir e recapitular noções fundamentais do direito, como um todo, para familiarizar os técnicos com aspectos do Direito Constitucional, Administrativo, Ambiental e, em particular, de águas é o principal objetivo do curso de "Direito de águas no Brasil" que se realiza entre os dias 17 e 21 deste, em Brasília. Resultado de uma parceria da Universidade de Brasília (Unb) com a Agência Nacional de Águas (ANA), o curso será ministrado pelo professor doutor Cid Tomanik Pompeu. Bacharéis em Direito, advogados, engenheiros, administradores, economistas, geólogos, agrônomos, biólogos, químicos e todos que atuam no campo das águas públicas e necessitam fazê-lo com conhecimento do direito que as rege são o público alvo do evento. As inscrições encerram-se amanhã e devem ser feitas pelo e-mail srhco@unb.br.

Princípios ecológicos

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em parceria com o Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (Pdbff) realiza entre os dias 27 e 30 próximos, o VII curso intensivo de campo, intitulado "Princípios Ecológicos para a tomada de decisões na Amazônia". O curso é dirigido a profissionais envolvidos com temas da Amazônia e que ocupam cargos de liderança política, técnica e administrativas, cujas decisões têm um impacto direto sobre questões relacionadas ao meio ambiente. Profissionais renomados realizarão palestras, análise de casos, visitas e dinâmica de grupo para os participantes. Serão discutidos modelos de desenvolvimento, planejamento e gerenciamento municipal, bem como alternativas de ocupação da Amazônia, desenvolvimento comunitário, biodiversidade e economia ambiental. O curso objetiva fomentar o desempenho dos participantes no que se refere ao processo de tomada de decisões relacionadas aos recursos naturais e qualidade ambiental. Tem duração de quatro dias e os participantes terão direito a alimentação, alojamento e transporte interno gratuitos. Os interessados devem acessar o site http://pdbff.inpa.gov.br/prin.html.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.