VOLTAR

Evolução em reposta ao clima

O Globo, Sociedade, p.26.
16 de Mar de 2018

Evolução em reposta ao clima

Três artigos científicos interligados publicados nesta quinta-feira na revista "Science" relacionam mudanças climáticas e ambientais ocorridas no Leste da África a partir de cerca de 800 mil anos atrás a alterações nos padrões de comportamento e o desenvolvimento de novas tecnologias por grupos de hominídeos caçadores-coletores que habitavam a região, em especial desde 320 mil anos atrás, época que logo precedeu ou coincidiu com o surgimento dos humanos modernos (Homo sapiens). Os achados reforçam a noção de que a evolução de nossa espécie foi altamente influenciada por modificações no ambiente deflagradas por um período de grande variabilidade climática na área que se acredita ter sido o "berço da Humanidade".
Segundo os pesquisadores, análises dos sedimentos encontrados na Bacia de Olorgesailie, no Quênia, mostram que há aproximadamente 800 mil anos a região começou a experimentar flutuações entre climas úmidos e secos que transformaram a área, antes tomada na maior parte por planícies inundadas e várzeas, numa vasta savana. Com isso, a fauna mamífera também sofreu grandes transformações, com os registros fósseis apontando a extinção de espécies pastejadoras de grande porte de animais relacionados aos atuais elefantes, alces, equinos e bovinos, e sua substituição por "versões" menores delas, o que os pesquisadores dizem ser mais um sinal da enorme instabilidade climática que atingiu a região ao longo de dezenas de milhares de anos.
Além disso, escavações arqueológicas em Olorgesailie trouxeram à tona os mais antigos exemplares conhecidos de ferramentas com características da chamada Média Idade da Pedra, mais "avançadas" que as de épocas anteriores. Alguns destes artefatos também foram feitos com materiais não disponíveis na área que eram inclusive estocados na sua forma bruta, numa indicação tanto de uma maior mobilidade dos grupos de caçadores-coletores - forçados a ir mais longe ou mudarem seus acampamentos com maior frequência para buscar comida em tempos de crescente insegurança alimentar devido à instabilidade climática e suas consequências ambientais -, quanto de uma ampliação das redes de relação e comércio entre os diferentes grupos que lá habitavam. Por fim, os cientistas ainda encontraram evidências da fabricação e uso de pigmentos e corantes por estes grupos, sinais de desenvolvimento de uma cultura simbólica relativamente sofisticada.
- Esta mudança para um conjunto de comportamentos muito sofisticados que envolviam maiores habilidade mentais e vidas sociais mais complexas talvez tenha sido a ponta de lança que distinguiu nossa linhagem de outros humanos arcaicos - resume Rick Potts, diretor do Programa de Origens Humanas do Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsonian, nos EUA, que há mais de 30 anos lidera estudos em Olorgesailie em parceria com museus quenianos e é principal autor de um dos artigos publicados ontem na "Science".
A ocupação humana da região de Olorgesailie remonta em cerca de 1,2 milhão de anos, evidenciada por fósseis de Homo erectus, uma espécie arcaica de hominídeo, lá encontrados anteriormente. Os registros arqueológicos mostram ainda que ao longo de centenas de milhares de anos os habitantes da área fabricavam e usavam grandes ferramentas de pedra, como machados primitivos. Mas, a partir de 2002, Potts e sua equipe começaram a desencavar uma grande variedade de artefatos menores e melhor trabalhados que estes machados de uso genérico. Entre eles estavam pontas afiadas que poderiam ser encaixadas em hastes e usadas como armas de lançamento e outros com formato de raspadeiras e cinzéis, datados de entre 320 mil e 305 mil anos atrás, pelo menos 20 mil anos mais velhos que os que até então eram os mais antigos exemplares de tecnologia da Média Idade da Pedra já encontrados.
Materiais vindos de longe
Os achados surpreendentes, no entanto, não pararam aí. Muitos destes artefatos mais sofisticados foram produzidos de um tipo de pedra de origem vulcânica conhecida como obsidiana, material do qual também foram encontrados pedaços maiores e não trabalhados na área. Mas não existem fontes de obsidiana em Olorgesailie, e análises da composição química dos artefatos verificaram que as pedras vieram de depósitos espalhados em múltiplas direções da região, a distâncias que variam de 24 quilômetros a quase 90 quilômetros, o que sugere a existência de uma ampla rede de exploração e comércio do material então. O sítio também revelou rochas pretas e marrom-avermelhadas - manganês e ocre - com evidências de processamento para fazer pigmentos.
- O transporte de obsidiana e a coleta e produção de pigmentos implicam num desenvolvimento primevo de redes sociais conectando integrantes de nossa espécie ao longo de distâncias maiores - diz Alison Brooks, professora de antropologia da Universidade George Washington, também nos EUA, e principal autora do artigo do trio na "Science" que analisa os sinais de que os habitantes da região formavam uma sociedade mais complexa naquela época. - Estas práticas são características de nossa espécie na comparação com as de nossos parentes primatas mais próximos, e não são sugeridas pelos registros materiais de épocas anteriores da Idade da Pedra em Olorgesailie.
Diante disso, os pesquisadores acreditam que as mudanças climáticas e ambientais de então colaboraram não só para a evolução dos humanos modernos na África como para que sobrevivessem a elas.
- Estas inovações no comportamento podem muito bem representar uma resposta às rápidas mudanças no ambiente - conclui Tyler Faith, curador de arqueologia no Museu de História Natural do estado americano de Utah, professor de antropologia da Universidade de Utah e um dos coautores do artigo na "Science" liderado por Potts. - Tal resposta teria ajudado as populações humanas a enfrentarem as mudanças climáticas e ambientais que provavelmente contribuíram para a extinção de muitas outras espécies na região.

O Globo, 16/03/2018, Sociedade, p.26.

https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/estudos-ligam-mudancas-clima…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.