VOLTAR

Entidades acionam a ONU contra projeto que dificulta demarcação de terras indígenas no Brasil

FSP - https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel
Autor: MATTOSO, Camila
06 de Jul de 2021

Entidades acionam a ONU contra projeto que dificulta demarcação de terras indígenas no Brasil
Conectas, Apib e outras pedem que organização cobre medidas da Câmara e do Senado

6.jul.2021

Cinco entidades encaminharam à ONU um "apelo urgente" em que pedem à organização que cobre medidas imediatas de autoridades brasileiras sobre a possível aprovação do projeto de lei 490.
O texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e, segundo as entidades, inviabiliza a demarcação de terras indígenas, ameaça os territórios existentes e tira direitos previstos na Constituição.
As entidades pedem que a ONU contribua para que a Câmara e o Senado compreendam que o projeto tem vícios de constitucionalidade e configura retrocesso social e impeçam a continuidade de sua tramitação ao menos durante a pandemia da Covid-19.
Elas também solicitam que todos os projetos de lei com consequências semelheantes sejam submetidos a amplo e detalhado debate democrático, o que afirmam não ter acontecido nesse caso.
Assinam o documento Conectas Direitos Humanos, Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), Comissão Arns e Instituto Socioambiental.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2021/07/entidades-acionam-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.