VOLTAR

Ciro ve 'bairrismos e paroquialismos'

FSP, Brasil, p.A6
03 de Set de 2004

Ciro vê "bairrismos e paroquialismos"
Da sucursal de Brasília
Ao defenderem ontem o projeto do governo de transposição das águas do rio São Francisco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Ciro Gomes (Integração Nacional) atacaram "ideologias", "bairrismos" e "paroquialismos" envolvidos na discussão.

Segundo Ciro, a iniciativa do Comitê da Bacia de levar a discussão do projeto à Justiça significa "a derrota da negociação, do diálogo e da conversa". Ontem, a Folha mostrou que o projeto de transposição pode ser levado à Justiça antes mesmo de a obra obter licença ambiental para sair do papel. A transposição, uma das prioridades do governo Lula, tem custo estimado em R$ 4,2 bilhões.
Lula foi o primeiro a falar sobre o tema, pela manhã, em discurso improvisado durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Planalto.
Ele disse que existe um "debate eminentemente ideológico" do tema: "Tem gente que é contra [a transposição] sem saber por que é contra, tem gente que é favorável sem saber por que é favorável; tem gente que coloca isso num debate eminentemente ideológico, tem gente que coloca numa visão... Ou seja, as pessoas não se dão conta de que nós temos uma região onde moram milhões e milhões de brasileiros e brasileiras, que há 300 anos foram vítimas do governo da época, que detectou a seca e até agora não teve solução."
Para o presidente, a transposição das águas do rio "é uma revolução na região que vai produzir efeitos extraordinários daqui a cinco, seis ou dez anos".

FSP, 03/09/2004, p. A6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.