VOLTAR

Campanha quer salvar índios isolados no MA da "aniquilação"

FSP, Brasil, p. A7
05 de fev de 2009

Campanha quer salvar índios isolados no MA da "aniquilação"

Da reportagem local

A ONG Survival International lançou ontem uma campanha mundial para "salvar da aniquilação" indígenas brasileiros da tribo awá, em especial grupos nômades que vivem isolados. Os awá vivem em quatro reservas no Maranhão. São cerca de 300 indivíduos, dos quais estima-se que cerca de 60 sejam nômades isolados.
A campanha inclui enviar cartas ao Banco Mundial, União Europeia e Parlamento Europeu para pressionar o Brasil a resolver os problemas fundiários na região. Segundo a ONG, esses organismos ajudaram a financiar obras, como a Grande Carajás -projeto de exploração mineral nos anos 70 e 80-, que ajudaram a despertar o interesse comercial para as áreas indígenas. "Esses organismos têm que assumir parte da responsabilidade", diz Fiona Watson, da SI.
A coordenadora do Conselho Indigenista Missionário no Maranhão, Rosimeire Diniz, diz que a devastação no Maranhão é intensa e levou, nos últimos anos, a conflitos recorrentes entre madeireiros e indígenas, com confrontos e mortes. "[Os awá isolados] estão sendo encurralados. Eles estão a um passo da aniquilação", diz ela. (Ana Flor)

FSP, 05/02/2009, Brasil, p. A7

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.