FSP, Ciência, p. A17
18 de Fev de 2005
Biólogos pedem alternativa a oleoduto na área
Do "New York Times"
Alguns dos maiores biólogos do mundo estão protestando contra o projeto de construção de um oleoduto ao redor do Parque Nacional Yasuni, no Equador, pela Petrobras. A região, de acordo com os especialistas, abriga uma extraordinária e rara diversidade de espécies vegetais e animais.
Uma carta enviada ao governo equatoriano, que autorizou as obras, diz que o projeto do oleoduto de 53 quilômetros criaria "uma artéria totalmente nova pela selva tropical, até uma parte praticamente intacta do parque".
"Existem claramente alternativas viáveis, como uma perfuração direcional ou métodos sem trilhas, que podem permitir acesso a reservas de petróleo remotas sem degradar gravemente uma das grandes jóias do Amazonas", disse William Laurance, biólogo do Instituto Smithsonian de Pesquisas Tropicais, no Panamá.
Entre os signatários da carta estão o biólogo evolutivo Edward Wilson e a especialista em primatas Jane Goodall.
FSP, 18/02/2005, Ciência, p. A17
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.