VOLTAR

Arquitetura ambiental

FSP, Painel S.A., p. A16
Autor: CUNHA, Joana
17 de Abr de 2019

Arquitetura ambiental
Ministro do Meio Ambiente questiona laudo e quer cortar burocracia

Joana Cunha

Mais recente foco de exonerações e desentendimentos no governo do presidente Bolsonaro, o Ministério do Meio Ambiente anda de olho no Iphan (instituto do patrimônio histórico).

O ministro Ricardo Salles se queixou a interlocutores sobre a demora em processos de licenciamento, citando a falta de arqueólogos no país, o que para ele dificulta a venda de imóveis. Em alguns casos, além do aval do Ibama, são necessários laudos arqueológicos e de outras entidades, como a Funai.

Restauração "O ministro Salles entende que a própria exigência de laudo prévio arqueológico deve ser revista e eventualmente alterada para rever burocracias excessivas", afirma o Ministério do Meio Ambiente, em nota.

Pede para sair Após atritos com a pasta, o presidente do ICMBio, Adalberto Eberhard, se demitiu na última segunda (15). Em janeiro, a então presidente do Ibama, Suely Araújo, também pediu exoneração.

Gargalo Enquanto isso, o Iphan está em compasso de espera. O instituto hoje depende de servidores temporários, inclusive arqueólogos, que têm contrato até 28 de junho deste ano. Caso a equipe não seja reforçada até a data, é possível que o processo de licenciamento se torne inviável.

No aguardo A entidade diz, em nota, que aguarda autorização do Ministério da Economia para convocar concursados já aprovados.

FSP, 17/04/2019, Painel S.A., p. A16

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2019/04/ministro-do-meio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.