VOLTAR

Após polêmica com PF, Salles se reúne com empresários e acena com liberação da madeira no PA

FSP - https://www1.folha.uol.com.br/ambiente
07 de Abr de 2021

Após polêmica com PF, Salles se reúne com empresários e acena com liberação da madeira no PA
Madeireiros têm afirmado que a extração foi feita de forma legal, e PF diz que faltam documentos que comprovem isso

Fabiano Maisonnave
MANAUS
7.abr.2021

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se reuniu nesta quarta-feira (7), em Santarém (PA), com empresários alvos da maior apreensão de madeira da história no país. Ali, ele se comprometeu em apoiar a liberação da madeira após revisão dos documentos. A operação, realizada em dezembro, foi comandada pelo superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva
No encontro, realizado no hotel Açaí, Salles teria revisado os planos de manejo de onde a madeira apreendida havia sido retirada e se comprometido a liberar em até uma semana, desde que a documentação estivesse correta.
Também participaram da reunião a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP), recém-empossada presidente da Comissão de Meio Ambiente, e o chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente da PF, Rubens Lopes da Silva, que veio de Brasília acompanhado de peritos do órgão.
Os madeireiros têm afirmado que a extração foi feita de forma legal, posição corroborada pelo Secretaria do Meio Ambiente do Pará (Semas), órgão responsável pelas concessões, que apresentou a Salles e à PF de Brasília a informação técnica dos planos de manejo onde as toras foram apreendidas.
É a segunda visita do ministro em menos de uma semana à região da apreensão, no rio Arapiuns. Na última quarta-feira (31/3), ele foi ao local da operação da PF. Ali, Salles verificou o ponto de origem de duas árvores apreendidas, em um gesto de apoio aos madeireiros.
A visita do ministro foi considerada uma intervenção pelo delegado Saraiva. Em entrevista à Folha publicada na segunda (5), ele acusou Salles de trabalhar contra o meio ambiente. "É o mesmo que um ministro do Trabalho se manifestar contrariamente a uma operação contra o trabalho escravo."
Batizada de Handroanthus GLO, a operação apreendeu mais de 204 mil metros cúbicos de madeira, volume suficiente para carregar 13.600 caminhões.
Assim como Salles, Saraiva é próximo do governo Bolsonaro. Ele já participou de uma live do presidente, no ano passado, e foi cotado para assumir a superintendência do Rio de Janeiro, um cargo considerado estratégico pelo Planalto.

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2021/04/apos-polemica-com-pf-sal…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.