FSP, Painel do Leitor, p. A3
Autor: VIANA, Tião
08 de Mar de 2007

Acre

"Venho tão-somente solicitar reparação, a bem da verdade, quanto a desinformações emitidas pela coluna "Painel" (Brasil, 4/3), na nota "Na tribo", pois em nenhum momento do meu mandato parlamentar apresentei emenda de R$ 75 milhões para prospecção de petróleo em área indígena na serra do Divisor (Acre).
Por outro lado, nunca disse que havia recebido o apoio do povo yawanava e muito menos fui desmentido pelo admirável amigo e líder Joaquim Tashka Yawanava.
Apresentei, sim, emenda ao Plano Plurianual de 2004 para a prospecção de derivados de petróleo no Estado do Acre."

Tião Viana, senador pelo PT-AC (Brasília, DF)

Resposta da jornalista Vera Magalhães, do "Painel" em Brasília - Em 16 de fevereiro, o assessor de imprensa do senador Tião Viana divulgou que "Joaquim Tashka garantiu apoio do seu povo ao projeto de prospecções em busca de gás e petróleo no Acre". No comunicado havia, inclusive, declaração do líder indígena: "Queremos participar. Estamos abertos às prospecções", teria dito ele. No dia seguinte, Tashka concedeu entrevista desmentindo: "Vejo precipitação de Flaviano Schneider, da assessoria do senador, ao distribuir a inverdade de que o povo yawanava apóia os estudos de prospecção no Juruá".

FSP, 08/03/2007, Painel do Leitor, p. A3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.