VOLTAR

35% dos paulistanos afirmam ter sofrido falta de água, diz Datafolha

FSP, Cotidiano2, p. 1, 3
31 de Mai de 2014

35% dos paulistanos afirmam ter sofrido falta de água, diz Datafolha
Mais de um terço respondeu que abastecimento foi interrompido em casa alguma vez em 30 dias
Dos entrevistados, 15% disseram que falha é frequente; governo e Sabesp alegam que problemas são pontuais

DE SÃO PAULO

Mais de um terço dos moradores da cidade de São Paulo enfrentou problemas no fornecimento de água no último mês, segundo pesquisa feita pelo Datafolha.
Os entrevistados foram questionados nos dias 21 e 22 de maio sobre se o abastecimento de casa havia sido interrompido alguma vez nos últimos 30 dias --35% disseram que sim.
Do total, 15% afirmaram que o problema tem ocorrido com "muita frequência", quase o mesmo índice (13%) dos que responderam haver "um pouco de frequência" na interrupção. A margem de erro é de três pontos percentuais.
A Sabesp e o governo negam haver qualquer tipo de racionamento, mas moradores de diversas regiões têm reclamado de cortes de água em períodos fixos do dia, principalmente nas madrugadas.
Uma delas é Natalia Ucci, 38, proprietária de um restaurante no Parque Novo Mundo (zona norte). Ela diz que há dois meses as torneiras ligadas no abastecimento da rua têm ficado sem água.
"Começou parando às 22h, mas agora às 21h não vem água mais. Parei de servir jantar e tive que adaptar o cardápio para não gastar a água armazenada na caixa, que deixamos para os banheiros."
A empresa de saneamento diz que não há cortes e que falhas pontuais ocorrem devido à redução de pressão na água distribuída.
A capital e a região metropolitana enfrentam uma crise desde o fim de 2013 com os reservatórios do Cantareira, de onde sai a água de quase 9 milhões de pessoas, chegando ao limite. Na capital, o sistema abastece 53 dos 96 distritos --todo o centro e a zona norte e parte das outras três regiões.
O governo culpa um período de seca recorde e o aumento do consumo, mas analistas dizem que houve falhas no planejamento.
A crise da água preocupa o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que tentará a reeleição em outubro.
O Datafolha ouviu 825 pessoas. A pesquisa com a percepção do paulistano sobre questões ambientais será apresentada no Fórum de Sustentabilidade, promovido pela Folha.
Envie seu relato sobre falta de água na cidade
folha.com.br/141502

Crise hídrica será tema no Fórum de Sustentabilidade

DE SÃO PAULO

A atual crise da água em São Paulo será um dos temas do Fórum de Sustentabilidade, que será realizado pela Folha na capital paulista, em 2 e 3 de junho.
O seminário, gratuito, é o terceiro da série lançada pelo jornal no ano passado sobre assuntos do cotidiano dos brasileiros.
Durante dois dias, haverá palestras e debates com 18 convidados, entre representantes do poder público --como a ex-senadora Marina Silva, a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e a senadora Kátia Abreu--, pesquisadores e figuras da área ambiental.
Serão abordados temas como código florestal e mudanças climáticas, com mediação do colunista da Folha Marcelo Leite.
O fórum será no MIS (av. Europa, 158, Pinheiros), das 9h às 12h50 (2/6) e das 9h às 13h (3/6), com cobertura on-line em tempo real.
As vagas estão esgotadas, mas interessados podem se inscrever na lista de espera pelo telefone 0800-777-0360. Veja a programação em folha.com.br/forumsustentabilidade.

Cantareira cai 1,7 ponto após 15 dias de uso de reservas
Em evento, Alckmin disse que 2,1 milhões de consumidores da Grande SP serão transferidos do sistema até setembro
Governador inaugurou bombas para captação das águas profundas dos reservatórios no dia 15 deste mês

DE SÃO PAULO

Os reservatórios do sistema Cantareira tiveram uma queda de 1,7 ponto percentual nos 15 dias após o início do bombeamento do volume morto --reserva de água abaixo dos pontos de captação.
O sistema registrava 25% de sua capacidade ontem (30/5), segundo a Sabesp. No dia 16, o volume armazenado alcançava 26,7%.
O índice de chuvas acumuladas no nordeste do Estado, onde estão os reservatórios do Cantareira, era de 37,3 mm. A média para o mês, segundo a companhia, é de 83,2 mm.
O sistema Cantareira é responsável pelo abastecimento diário de água a 8,8 milhões de pessoas na capital e na Grande São Paulo. Seus reservatórios também atendem municípios da região de Campinas, no interior do Estado.
ABASTECIMENTO
Ontem (30/5), durante a reabertura do Museu Casa de Portinari, em Brodowski (a 338 km de São Paulo), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que, até setembro, 2,1 milhões de pessoas na Grande SP não serão mais abastecidas pelas águas do sistema Cantareira.
"Até setembro, teremos 2,1 milhões de pessoas fora do Cantareira, porque a seca foi muito grande na região Bragantina e em Minas Gerais, foi muito localizada", disse.
De acordo com o tucano, essa população passará a ser atendida por outras sistemas, como os já utilizados Guarapiranga e Alto Tietê. Atualmente, de acordo com o governador, 1,6 milhão de pessoas já recebem água dos dois.
Alckmin também comentou a decisão da Justiça Federal do Rio, que nesta quinta-feira (29) deu 72 horas para que o governo paulista se posicionasse sobre a proposta de levar água da bacia do rio Paraíba do Sul ao Cantareira.
Segundo Alckmin, todas as informações serão prestadas e a viabilidade da medida será mostrada. A decisão da Justiça foi dada após pedido da Procuradoria Federal, que quer evitar a transposição de águas do Paraíba do Sul, principal manancial de abastecimento da capital fluminense.
Durante o evento, o governador afirmou que o sistema Cantareira "é pequeno" se comparado ao Jaguari, do Paraíba do Sul. A capacidade de reservação de água do Cantareira, de acordo com a Sabesp, é de 1 trilhão de litros.
"Interligando [os reservatórios], dobra a capacidade de reservação. Quando chove demais, guarda [água]. Isso é o que vamos explicar" afirmou.

Evento em SP discute soluções para falta d'água

DE SÃO PAULO

Pesquisadores, técnicos e promotores abordarão alternativas para a escassez hídrica de São Paulo em debate na próxima terça (3).
Aberto ao público e gratuito, o evento "Crise da Água: Desafios e Soluções" fará um panorama dos problemas de abastecimento na Grande SP e de práticas de uso bem-sucedidas.
O encontro ocorrerá no Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 245), das 9h30 às 12h30. Inscrições e outras informações pelo site: nossasaopaulo.org.br.

FSP, 31/05/2014, Cotidiano2, p. 1, 3

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/168695-35-dos-paulistanos-af…

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/168694-crise-hidrica-sera-te…

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/168700-cantareira-cai-17-pon…

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/168701-evento-em-sp-discute-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.