VOLTAR

Sem consenso, Congresso debate abertura do setor de saneamento à iniciativa privada

FSP, Cotidiano, p. B4-B5
12 de Out de 2019

Sem consenso, Congresso debate abertura do setor de saneamento à iniciativa privada
Versões propostas para novo marco legal diferem na prevalência das empresas públicas

Thiago Resende
Natália Cancian
BRASÍLIA

Na tentativa de reverter os baixos índices de acesso a água e esgoto tratados no país, o Congresso virou palco de uma disputa de projetos para mudar as regras para empresas de saneamento.

O governo quer dar mais abertura para que a iniciativa privada possa operar na área de saneamento, um dos maiores gargalos do país. Mas o lobby de governadores, companhias estaduais de água e esgoto e do setor privado embaralhou as discussões, que começaram no ano passado. Até hoje não há consenso.

Ainda não há previsão para que deputados e senadores cheguem a acordo sobre o tema. Em jogo, está a abertura do setor para a competição entre empresas privadas e estatais, hoje dominantes.

Uma ala do Legislativo, sobretudo das regiões Norte e Nordeste, defende sobrevida para as companhias estaduais, que, na avaliação do governo, são ineficientes, perderam a capacidade de investimento e não são capazes de universalizar o serviço de água e esgoto.

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério de Desenvolvimento Regional, só 52,4% dos brasileiros têm acesso à rede de esgoto.

Ou seja, há 100 milhões de brasileiros sem acesso a esse serviço, quadro agravado por discrepâncias regionais: no Norte o índice de acesso à rede de coleta de esgoto é de 10%; no Sudeste, de 78,6%.

Reverter essa disparidade é um dos desafios. O centro da discussão no Congresso são os chamados contratos de programa, que passam a operação do setor de um município para outra entidade pública (estatais). Atualmente, são raros os casos de prefeituras que já abriram esse mercado para a iniciativa privada.

Na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB), foi proposto acabar com os contratos de programa. Na prática, o plano impedia que novos contratos entre municípios e companhias estaduais de água e esgoto fossem firmados. Assim, seria exigida licitação do serviço -concorrência entre a iniciativa privada e estatais.

As tentativas de Temer ocorreram por medida provisória, que passam a ter efeito assim que editadas, mas que precisam do aval do Congresso em até 120 dias para não perder validade. Sem consenso, as propostas não avançaram, mesmo com o apoio da equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro no começo do ano.

Favorável à mudança nas regras, a Abcon (Associação Brasileira de Prestadores Privados dos Serviços de Saneamento) avalia que o modelo de contratos de programa prejudica a transparência e efetividade da prestação de serviços e restringe a concorrência.

SANEAMENTO NO BRASIL
Série de reportagens mostra causas e consequências da precariedade do saneamento básico no país

Mantido ritmo, Brasil vai atrasar em 30 anos meta de saneamento universal
'Aqui não tem banheiro, não tem fossa, não tem nada'
Sem consenso, Congresso debate abertura do setor de saneamento à iniciativa privada
Sem atingir meta, governo reforça pressão por novo marco de saneamento
Análise: Novo ciclo de investimentos pode começar no ano que vem
Representantes das companhias estaduais de água e esgoto discordam. Argumentam que uma visão unicamente privatista do saneamento, que está ligado à saúde pública, não atende à busca pela universalização do serviço.

No capítulo mais recente do embate no Congresso, a Câmara criou uma comissão especial para analisar todos os diferentes projetos para novas regras no setor.

O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que defende a abertura da concorrência, escolheu um deputado do seu partido, Geninho Zuliani (DEM-SP), para relatar uma versão da proposta.

Zuliani apresentou na quarta (9) um texto, que, segundo associações da área de saneamento, tem um lado mais privatista que o projeto original de Temer e endossado por Bolsonaro. A medida ocorreu após o Senado aprovar em tempo recorde um texto que dava sobrevida às estatais.

A proposta de Zuliani prevê que os contratos entre prefeituras e companhias estaduais em vigor definam metas de universalização que garantam o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgoto até 31 de dezembro de 2033.

Há um prazo estimado de um ano para essa adaptação. Segundo o deputado, se isso não for feito, o contrato poderá ser cancelado mesmo antes do fim do prazo. Assim, é aberta licitação para que a estatal e empresas privadas concorram pela prestação do serviço.

A nova versão também permite a estatais com bons resultados (cobertura de 90% do serviço de abastecimento de água e 60% da coleta e tratamento de esgoto) ter o serviço estendido por até cinco anos após o fim do contrato desde que o novo prazo não supere 31 de dezembro de 2033.

"O relatório não busca a resolução do saneamento, mas a privatização de todo setor, sem ter chances de autonomia para uma prestação conjunta. Os casos de sucesso onde se busca a universalização é a junção do público com o privado", afirma o presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento Básico), Marcus Vinícius Neves, que atua na Cagepa (Companhia de Água e Esgoto da Paraíba).

Roberval Tavares de Souza, presidente da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), diz que o ideal seria poder unir modelos públicos e privados.

"Criou-se essa polarização público e privado, que esvazia o cerne da questão, que é a eficiência das empresas. A união do setor público com o setor privado é que vai permitir que o saneamento avance no Brasil, mas esta não é a visão que o projeto apresenta", disse Souza. Ele afirma que a proposta poderá desestruturar o saneamento no país.

O projeto de Zuliani tem que passar por votação na comissão especial, quando pode sofrer mudanças. Depois, segue para o plenário da Câmara.

A proposta do relator não é unanimidade na Casa. Aliado de Maia, o deputado Fernando Monteiro (PP-PE), por exemplo, é autor de outro projeto e defende a assinatura d novos contratos com companhias estaduais de água e esgoto.

A versão final aprovada pelos deputados irá para avaliação dos senadores, quando deve haver mais embate sobre o tema, já que o Senado concluiu, em junho, a aprovação de uma versão bem diferente para o novo marco legal.

Por maioria, os senadores decidiram que o melhor seria permitir aos municípios prorrogarem, mais uma vez, os contratos com as estatais, o que permitiria a atuação de companhias estaduais sem concorrência por até 30 anos.

O projeto aprovado no Senado foi apresentado por Tasso Jereissati (PSDB-CE), favorável à ideia de Temer. Interlocutores de Bolsonaro tentaram acordo com partidos para aprovar o texto com poucas alterações, sem sucesso.

FSP, 12/10/2019, Cotidiano, p. B4-B5

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/10/sem-consenso-congresso-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.