VOLTAR

Seca nos rios ameaca isolar cidades do Amazonas

FSP, Cotidiano, p.C9
08 de Out de 2005

Defesa Civil já alertou ministério sobre escassez de alimentos
Seca nos rios ameaça isolar cidades do Amazonas
Kátia Brasil
Um terço dos municípios do Amazonas está ameaçado de isolamento devido à seca nos rios da região. São 21 cidades, dos 62 municípios do Estado. Caapiranga, a oeste de Manaus, já está totalmente isolada. Chega-se à cidade apenas por meio de helicópteros.
Ontem, a Defesa Civil notificou o Ministério da Integração Nacional sobre a escassez de alimentos em Anori, Atalaia do Norte, Caapiranga e Manaquiri -as prefeituras das cidades decretaram calamidade pública.
"Essas cidades serão as primeiras a receber medicamentos e alimentos de um plano emergencial do governo do Amazonas", disse o tenente-coronel Roberto Rocha, coordenador da Defesa Civil.
Por conta da pouco navegabilidade, a Capitania Fluvial da Amazônica Ocidental proibiu a navegação no rio Madeira no período noturno, no trecho que vai da cidade de Porto Velho (RO) a Humaitá (AM).
Segundo o pesquisador do Cptec/Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Carlos Nobre, a região centro e oeste da Amazônia está enfrentando uma "estiagem atípica", cuja causa ainda está em estudo.
O Serviço Geológico do Brasil, ligado ao Ministério de Minas e Energia, está concentrando os dados da seca nos rios. Ontem o engenheiro hidrólogo Daniel Oliveira classificou a vazante do rio Negro como a mais forte da década de 2000. O nível desceu de 27,76 m (média de cheia) para 16,04 m. No rio Solimões, o nível desceu de 12,30 m para 40 cm. No rio Madeira, que tem média de nível para navegação de 12,95 m, anteontem o nível mínimo chegou a 1,83 m.

FSP, 08/10/2005, p. C9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.