VOLTAR

Rede consegue assinaturas para instalar CPI da Amazônia no Senado

FSP - https://www1.folha.uol.com.br/colunas/
Autor: BERGAMO, Monica
27 de Ago de 2019

Rede consegue assinaturas para instalar CPI da Amazônia no Senado
Comissão vai investigar incêndios na região; senador diz que governo pressionou para que ela não tivesse apoio

Mônica Bergamo

A CPI proposta para investigar o aumento dos índices de desmatamento e queimadas na região amazônica já tem o apoio de 27 senadores e pode ser instalada a qualquer momento.
O anúncio é do senador Randolfe Rodigues (Rede-AP), autor da proposta.

Ele diz que o governo pressionou parlamentares para que não aderissem à proposta.

"Será que o governo não quer que uma comissão de inquérito descubra quem foram os responsáveis pelo aumento do desmatamento, quem ocasionou a ampliação de focos de incêndio na Amazônia?", questiona. "Me parece que é isso o que o governo teme".

Segundo o senador, a comissão também vai apurar os motivos que levaram o governo federal a perder os recursos que a Alemanha e a Noruega destinavam ao Fundo Amazônia.

Desde que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) contestou dados do desmatamento divulgados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o problema passou a ser destacado pela mídia estrangeira, acarretando reações como o corte de repasses da Alemanha e da Noruega ao Fundo Amazônia.

O presidente da França, Emmanuel Macron, passou a fazer duros ataques a Bolsonaro.

O governo francês disse na sexta-feira (23) que Bolsonaro mentiu ao assumir compromissos em defesa do ambiente na cúpula do G20, em junho, e que isso inviabiliza a ratificação do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, concluído no mesmo mês.

Numa escalada, o assunto virou tema do G7, a reunião das nações mais ricas do mundo, realizada no fim de semana.

Os países ofereceram ajuda ao Brasil, mas Bolsonaro diz que só aceita recursos se Macron retirar o que disse sobre ele.
Mônica Bergamo
Jornalista e colunista.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2019/08/rede-conseg…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.