VOLTAR

Quase 2.000 novas espécies são incluídas em lista vermelha de ameaça de extinção

FSP, Folha Corrida, p. B10
11 de Dez de 2019

Quase 2.000 novas espécies são incluídas em lista vermelha de ameaça de extinção
Segundo União Internacional para a Conservação da Natureza, tendência é reversível

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) incluiu quase duas mil novas espécies ameaçadas de extinção à sua chamada lista vermelha.

Foram adicionadas 1.840 novas espécies. Agora, são ao todo 30.178 ameaçadas de extinção, de acordo com um anúncio realizado durante a Conferência do Clima da ONU, a COP-25, que acontece em Madri, na Espanha.

"As mudanças climáticas aumentam as múltiplas ameaças que [elas] enfrentam, e devemos agir de maneira rápida e decisiva para enfrentar a crise", afirmou Grethel Aguilar, diretor geral interino da UICN.

A entidade destacou, por exemplo, o impacto da mudança climática nos peixes de água doce da Austrália, dos quais 37% estão ameaçados. Desse percentual, pelo menos 58% são diretamente afetados pelo aquecimento.

"A atualização [da lista vermelha] mostra que o impacto das atividades humanas na vida selvagem continua a crescer", acrescentou Jane Smart, chefe do grupo de conservação da biodiversidade da entidade.

No entanto, o órgão destacou que essa tendência é reversível, enfatizando que a situação de dez espécies -oito aves e dois peixes de água doce- melhorou

FSP, 11/12/2019, Folha Corrida, p. B10

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/12/quase-2000-novas-especie…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.