VOLTAR

Pesquisa revela déficit de turistas no Amazonas

A Crítica - http://acritica.uol.com.br/
Autor: Saadya Jezine
17 de Jul de 2015

A singularidade do Amazonas não está somente na rica biodiversidade e no conjunto de potencial agregado que a região tem, mas nos índices referentes ao déficit de turistas. O estado acumula déficit estimado de 5,2 milhões de turistas, sendo o maior da região norte e o quarto maior entre todos os estados brasileiros, é o que indicou a última pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendada pelo Ministério do Turismo.

Os índices podem continuar caindo, devido o perfil dos visitantes. "85% dos que chegam a Manaus são executivos e 15% apenas são turistas. A maioria vem para a região a negócios, principalmente para o Pólo Industrial de Manaus (PIM). A crise no distrito afetaria diretamente o setor de hotelaria", destaca o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Amazonas (Abih-Am), Roberto Bulbol.

O período "pós Copa do Mundo" é considerado como de "ressaca" para o setor hoteleiro. Em 2013, a média de ocupação foi de 55%, "em 2014, mesmo com a Copa do Mundo, o índice baixou para 47%, isso porque é referente ao ano todo. De julho de 2014 em diante, temos um período de ressaca, que dura até hoje. Atualmente, temos uma oferta de 5.400 uh (unidade habitacional), mas não estamos utilizando 1.800. A média de ocupação atual é de 38%, mas a expectativa é fechar o primeiro semestre de 2015 com 35%. Índice muito baixo, e que reflete a realidade", explica Bulbol.

Gargalos

"As contradições que se apresentam no Estado - grande potencial turístico e déficit na quantidade de turtistas - são fruto da ausência de políticas públicas e planos de marketing para o setor", destaca Márcia Raquel Guimarães, presidente do Conselho Estadual das Entidades do Turismo da Confederação Nacional de Turismo (ConCntur-Am). "O que assistimos são ações que consistem apenas em medidas emergenciais e não planos de marketing, aqueles que funcionariam de maneira mais eficiente, a médio e longo prazo", complementa a presidente. Além disso, outro gargalo, como o fortalecimento da ZFM, é citado pelo presidente regional da Abih.

Casa do Turismo é a única do Brasil

A Casa do Turismo reúne os principais órgãos e entidades do Turismo no Estado do Amazonas. Única em todo o Brasil, a casa promove a unificação do trade turístico (secretárias, sindicatos e associações voltados para o setor), com respostas mais eficientes para os encaminhamentos e ações. Ainda assim não consegue tirar o Estado da posição de maior defiocitário da região Norte.

http://acritica.uol.com.br/noticias/Manaus-Amazonas-Amazonia-Pesquisa-r…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.