VOLTAR

Pente-fino de Bolsonaro aquece discussão sobre MP do saneamento básico

FSP, Mercado Aberto, p. A15
04 de jan de 2019

Pente-fino de Bolsonaro aquece discussão sobre MP do saneamento básico
Reavaliação de últimos atos do governo Temer poderá impactar o texto, segundo entidades

Maria Cristina Frias
SÃO PAULO

A revisão dos últimos atos do governo Temer, determinada pelo presidente Jair Bolsonaro a seus ministros, poderá impactar a medida provisória que muda o marco legal do saneamento básico.

O texto, publicado em 28 de dezembro, apresenta alterações favoráveis ao setor privado e é uma reedição do que caducou em novembro.
O pente-fino poderá facilitar a revogação, segundo Roberto Tavares, presidente da Aesbe (associação das estatais de saneamento básico). Paralelamente, a entidade tem pronta uma ação direta de inconstitucionalidade.

"Foi usado um artifício de se mudar 2 ou 3 artigos e republicar algo na íntegra, quando se sabe que a mesma legislatura não pode votar uma MP não aprovada."

A medida que caducou não foi apreciada, e o texto será analisado em uma nova legislatura, logo não deve haver problema com as regras, segundo Percy Soares, da Abcon (das empresas privadas).

"É legítimo que sejam revisados [os últimos atos de Temer], mas a MP está bem enquadrada na estratégia do novo governo."

FSP, 04/01/2019, Mercado Aberto, p. A15

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/mercadoaberto/2019/01/pente-fino-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.