VOLTAR

Parques estão em lista de concessão para empresas

FSP, Turismo, p. D4
09 de Fev de 2017

Parques estão em lista de concessão para empresas

BRUNO MOLINERO
EVERTON LOPES BATISTA
DE SÃO PAULO

Em junho de 2016, o governador Geraldo Alckmin sancionou um projeto que autoriza o governo a conceder à iniciativa privada 25 parques estaduais -entre eles, o Intervales, o Petar e o da Ilha do Cardoso.
Por até 30 anos, empresas poderão explorar serviços, o turismo e, em alguns deles, a madeira e os subprodutos florestais.
"O intuito é encontrar um equilíbrio entre viabilização econômica e preservação ambiental. Com o turismo nesses lugares, a sociedade passa a conhecê-los melhor. E também a cobrar mais a sua fiscalização", afirma o secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Ricardo Salles.
Para Ricardo Ribeiro Rodrigues, biólogo e professor da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP, a concessão deve ser implementada com cautela e usar a mão de obra local.
"Permitir exploração econômica em unidades de conservação é arriscado. A extração de recursos precisa estar atrelada ao plano de manejo sustentável da área", diz.
Segundo o professor, não se pode perder de vista o papel da preservação. "Manter a biodiversidade desses parques, que são importantes para a preservação de áreas remanescentes de floresta no Estado, deve permanecer."
Segundo o cronograma da Secretaria de Meio Ambiente, que coordena o plano de concessão, quatro parques de maior interesse econômico serão concedidos no primeiro semestre de 2017: Horto Florestal, Jaraguá, Cantareira e Campos do Jordão. No segundo semestre, é a vez do Intervales e do Petar.
O da Ilha do Cardoso deve ficar para 2018 ou 2019.

FSP, 09/02/2017, Turismo, p. D4

http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2017/02/1856884-parques-estaduais-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.