VOLTAR

Parque do Carmo vai ganhar 800 mil m2

FSP, Cotidiano, p. C7
11 de Nov de 2008

Parque do Carmo vai ganhar 800 mil m2
Ampliação será feita com incorporação de parte da área de 4.497.800 metros quadrados que a prefeitura comprou da Cohab
No restante da área recém-adquirida, será criado o Parque Natural Fazenda do Carmo, voltado para preservação e pesquisa

Bruna Saniele
Colaboração para a Folha

O parque do Carmo, tradicional área de lazer da zona leste de São Paulo, em Itaquera, vai ficar maior. Além disso, a região ganhará um parque natural, destinado principalmente à preservação da fauna e da flora e à pesquisa ambiental -a visitação será restrita.
Para fazer essas mudanças, a prefeitura comprou da Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação) a Área de Proteção Ambiental do Carmo, com 4.497.800 metros quadrados.
Aproximadamente 800 mil metros quadrados da área adquirida foram incorporados ao parque do Carmo, que possuía 1,5 milhão de metros quadrados -o equivalente ao parque Ibirapuera- e agora fica cerca de 50% maior, com 2.339.300 metros quadrados.
No restante da área recém-adquirida será criado o Parque Natural Fazenda do Carmo.

Reivindicação antiga
"Essa é uma reivindicação antiga da população da zona leste, que há cerca de 15 anos quer a ampliação do parque", afirma o secretário municipal de Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge. De acordo com o secretário, a Cohab receberá aproximadamente R$ 40 milhões pela venda da área.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente, o parque natural terá administração própria e visitação restrita a trilhas planejadas. A atividade principal da área será a de pesquisa ambiental.
Ainda não foram definidos todos os investimentos que serão feitos no local. Porém, a vigilância já foi contratada e, em cerca de 20 dias, 32 homens, 11 motos e 3 cães ficarão responsáveis pela segurança.
O recém-criado Parque Natural Fazenda do Carmo já é o segundo maior da região metropolitana de São Paulo -o primeiro é o parque Anhangüera, na zona oeste, com 9.500.000 m2 de área.
A vegetação predominante na área é a mata atlântica. A flora abriga mata ciliar, capoeiras, brejos e espécies exóticas como pau-de-tucano, passuaré e o angico. Segundo informações da prefeitura, há notícia de ocorrência no local de mamíferos como gambás, preguiças, macacos e veados.
A área do parque do Carmo pertencia à fazenda de Oscar Americano de Caldas Filho. Foi adquirida pela prefeitura em setembro de 1976.
O local abriga um Centro de Educação Ambiental, museu, horta com espécies medicinais, biblioteca, córregos, sete lagos, seis nascentes, viveiro de animais e mudas, anfiteatro natural, churrasqueiras, quiosques, aparelhos de ginástica, campo de futebol, ciclovia, parque infantil, trilhas e pista de cooper.
"A Secretaria Municipal de Verde vai ser reunir com a Secretaria de Cultura e de Esportes e Lazer para definir a melhor forma de utilizar a nova área do parque", afirmou o secretário Jorge.

FSP, 11/11/2008, Cotidiano, p. C7

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.