VOLTAR

Minc defende licenciamento mais ágil

FSP, Brasil, p. A5
16 de Mai de 2008

Minc defende licenciamento mais ágil
Novo ministro quer lei ambiental que "aumente rigor dos grandes impactos e diminua burocracia para procedimentos inócuos"
Em Paris, ele insistiu que não queria o cargo no governo federal e diz que só aceitou por causa da insistência de Lula e de Sérgio Cabral

Ana Carolina Dani
Colaboração para a Folha, de Paris

O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, criticou em Paris a burocracia das leis brasileiras para licenciamento ambiental e defendeu uma legislação mais ágil e rigorosa.
"As leis [de licenciamento] no Brasil têm muitos gargalos. É preciso uma nova lei que aumente o rigor dos grandes impactos e diminua a burocracia para procedimentos inócuos e inúteis", afirmou.
A nova legislação deverá aumentar, por exemplo, os patamares de emissões atmosféricas que são, segundo ele, "muito frouxos no Brasil".
As declarações foram dadas durante entrevista coletiva à imprensa, concedida um dia depois de ter sido indicado pelo presidente Lula para o Ministério do Meio Ambiente.
Carlos Minc insistiu em Paris que não queria o cargo e que foi praticamente obrigado a aceitá-lo devido a insistência do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do presidente Lula, com quem conversou por telefone.
"Quero deixar bem claro o seguinte: um, eu não pedi, dois, eu não queria, três, eu tenho um mandato parlamentar e se tudo der errado, volto para o Rio de Janeiro."
O atual secretário de Estado do Meio Ambiente do Rio de Janeiro disse que falou com o presidente Lula e que pediu as mesmas condições que vem tendo para aplicar seus projetos estaduais, entre elas, mais dinheiro para a pasta ambiental e nenhuma interferência na composição de sua equipe. Disse também que não pretende ceder a pressões políticas para aprovar processos de licenciamento ambiental.
Em tom de precaução, Minc deu a entender que não era o candidato mais preparado para assumir a pasta e que o ministério deveria ser assumido pelo ex-governador do Acre, Jorge Viana. "Não sei se estou a altura para assumir o cargo", acrescentou.

PAS
Carlos Minc defendeu, ainda, a gestão da ex-ministra Marina Silva, "a melhor ministra do Meio Ambiente que o Brasil já teve" e afirmou que não haverá mudança na política ambiental brasileira, mas ressaltou que pretende rever e aprofundar o Plano Amazônia Sustentável (PAS). "Acho que o PAS é um bom plano, mas tem que ser complementado com o Programa Desmatamento Zero, e ter mais recursos e mais gente para cuidar das reservas", afirmou.
Minc disse que vai propor ao presidente Lula na próxima segunda-feira que o ex-governador Jorge Viana, outro nome cotado para assumir a pasta ambiental, seja o coordenador executivo do PAS.
Ele não comentou, entretanto, se a gestão do Plano deveria ser atribuída ao ministério do Meio Ambiente. A decisão do presidente Lula de atribuir o PAS ao ministro Mangabeira Unger foi considerada a gota d'água para a demissão de Marina Silva.
Apesar do tom de precaução e certa modéstia sobre sua capacidade em assumir o novo ministério, Minc citou uma série de iniciativas que vêm sendo implementadas no Rio de Janeiro e que poderiam ser estendidas ao âmbito nacional. Defendeu um mecanismo semelhante ao ICMS Verde para a preservação da Amazônia, a ampliação de áreas de preservação ambiental no Brasil e os sistemas de defesa das unidades de conservação, com guardas parques na Amazônia.
Disse, ainda, que pretende reforçar o ARPA (Áreas Protegidas da Amazônia). "A expectativa é obter, a curto prazo, mais de 150 milhões de euros de financiamento de ONGs e da comunidade internacional para instalação e ampliação das unidades protegidas da Amazônia", afirmou.
Carlos Minc tem encontro previsto com o presidente Lula na próxima segunda-feira, em Brasília.

Novo ministro:
Governo Lula tem um "carioquistérop", declara Tarso

Em tom de brincadeira, a afirmação foi feita ontem no Rio pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, ao falar sobre o novo titular da pasta do Meio Ambiente, Carlos Minc. Têm origem no Estado também os ministros da Saúde, Cidades, Trabalho, Relações Exteriores, Comunicação Social, Igualdade Racial e Políticas para as Mulheres. Além dos oito, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, é radicado no Rio.

FSP, 16/05/2008, Brasil, p. A5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.