VOLTAR

Marinha ativa comando com sede em Manaus para patrulhar rios

FSP, Brasil, p. A11
04 de Mai de 2005

Marinha ativa comando com sede em Manaus para patrulhar rios
Tropas e unidades militares ficavam antes na sede de Belém

Kátia Brasil
Da agência Folha, em Manaus

A Marinha do Brasil ativou ontem o Comando do 9o Distrito Naval, com sede em Manaus, como parte da estratégia do governo federal de reforçar a presença militar na Amazônia Ocidental, fronteira com os vizinhos Colômbia, Venezuela, Bolívia e Peru.
Com o novo comando, criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro, a Marinha passou a ter o mesmo status político e militar do Exército e da Aeronáutica, que já estavam representados na região pelo CMA (Comando Militar da Amazônia) e pelo 7o Comar (Comando Aéreo Regional), respectivamente.
O Comando do 9o Distrito Naval terá autonomia e agilidade para realizar operações navais em Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima -uma área de 2,2 milhões de km2, na qual a prioridade é o patrulhamento dos rios, sobretudo na faixa de fronteira.
Antes, as tropas e unidades militares baseadas na Amazônia Ocidental eram subordinadas ao 4o Distrito Naval, com sede em Belém (PA), que passa agora a coordenar as ações apenas no Pará, no Amapá, no Maranhão e no Piauí.
O desmembramento em duas partes se justifica, segundo o comandante de Operações Navais, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, pela importância da região. "Esse ato é um marco histórico na presença da Marinha na Amazônia Ocidental, proporcionando ao seu comandante maiores autonomia operativa e agilidade no processo decisório, com reflexos diretos na segurança, na integração nacional e no apoio ao desenvolvimento socioeconômico da região."

FSP, 04/05/2005, Brasil, p. A11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.