VOLTAR

Justiça exige que Funasa abra posto de saúde em aldeia de Minas Gerais

FSP, Brasil, p. A7
06 de Abr de 2005

Justiça exige que Funasa abra posto de saúde em aldeia de Minas Gerais

A Justiça Federal em Minas Gerais concedeu liminar que obriga a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) a construir, em 180 dias, um posto de saúde na aldeia Água Boa, dos índios maxacali, no nordeste mineiro. A liminar foi pedida pela Procuradoria da República no Estado, em ação civil pública de fevereiro deste ano.

Na ação, o Ministério Público Federal alegou que em 1998 já havia previsão orçamentária para a construção do posto de saúde pela Funasa, que em 2000 os recursos foram liberados e que, cinco anos depois, a obra ainda não existe.

Essa é a quarta ação da Procuradoria em favor dos 1.150 maxacalis da aldeia e a primeira que obtém sucesso.

Alexandre Padilha, diretor do Departamento Nacional de Saúde Indígena da Funasa, disse que a previsão é que o posto fique pronto neste ano.

FSP, 06/04/2005, Brasil, p. A7

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.