VOLTAR

João Carlos Martins rege a Orquestra Bachiana em NY

FSP, Ilustrada, p. E10
06 de Jan de 2007

João Carlos Martins rege a Orquestra Bachiana em NY

Da reportagem local

O maestro e pianista brasileiro João Carlos Martins apresenta-se nesta noite no Carnegie Hall, em Nova York, regendo a Orquestra Bachiana de Câmara.
O concerto, para o qual os ingressos (vendidos ao preço simbólico de US$ 1) já estão esgotados, marca a primeira vez que o músico sobe ao palco da casa nova-iorquina no papel de regente -a estréia ao piano aconteceu em 1961. A noite também será o "début" de uma orquestra sinfônica brasileira no local.
Em entrevista à Bloomberg News, Martins listou as partituras que estarão no repertório da apresentação: "Suíte para Orquestra no 1", de Bach; "Prelúdio da Bachiana", de Heitor Villa-Lobos; e a contemporânea "Amazonas", do belga Stefan Meylaers. O concerto visa angariar financiadores para o programa Áreas Protegidas da Amazônia, iniciativa coordenada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade.
Diferentemente de grande parte das orquestras brasileiras, mantidas pelos governos federal e estaduais, a Bachiana é patrocinada por empresas privadas. Em 2006, a formação fez 50 concertos no país.

FSP, 06/01/2007, Ilustrada, p. E10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.