VOLTAR

Índios deixam obra de central hidrelétrica em Mato Grosso

FSP, Brasil, p. A9
05 de Jun de 2006

Índios deixam obra de central hidrelétrica em Mato Grosso

HUDSON CORRÊA

Cerca de 120 índios de etnias do Parque Nacional do Xingu (MT) deixaram ontem as obras da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) de Paranatinga, invadidas por eles na última quinta. Líderes indígenas querem a demolição da PCH e ameaçam fazer nova invasão nesta sexta-feira.
A Polícia Militar informou que os índios levaram uma picape Mitsubishi L 200, computadores, aparelhos de DVD e comida dos alojamentos e da administração da empresa Paranatinga Energia. Eles não tocaram nas mais de mil bananas de dinamite guardadas na obra.
Anteontem os índios permitiram a saída de 200 funcionários da empresa e ontem desocuparam a PCH. Os líderes indígenas fizeram acordo com o Ministério Público Federal para negociar nesta semana com a empresa o fim do empreendimento.
A PCH começou a ser construída em 2005 em Campinápolis (a 565 km de Cuiabá). Há menos de um mês, a Justiça Federal mandou paralisar as obras.

FSP, 05/06/2006, Brasil, p. A9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.