VOLTAR

Índios de Vilhena/RO recebem benefícios do INSS

Rondonotícias -Porto Vekho-RO
14 de Abr de 2005

Mais de uma centena de índios residentes na região sul de Rondônia recebem benefícios da Previdência Social por meio da Agência da Previdência Social (APS) de Vilhena, distante 800 quilômetros da Capital, Porto Velho. São povos das etnias Kintalau, Capitão Teoko, Negarotê, Alantesu, Manairisu, Camparé, Nambikuara, Sararê e Tubarão Latundê. A informação é da gerente-executiva do INSS no Estado, Sonia Werneck de Araújo.

De acordo com o chefe da APS de Vilhena, Job Montenegro, quase todos os dias índios são atendidos naquela unidade. "O principal benefício requerido é o salário-maternidade, mas esses povos estão precisando de mais orientações. Por isso, no próximo dia 19 de abril faremos uma palestra com todos os caciques, na sede da Funai de Vilhena, para esclarecer dúvidas e orientar esses dirigentes no que diz respeito aos direitos e deveres perante a Previdência Social", destacou Job.

O Programa de Educação Previdenciária (PEP) em Rondônia preparou uma série de atividades, para a próxima semana, todas voltadas para as populações indígenas. O objetivo é orientar e informar sobre Previdência, uma vez que os povos indígenas são considerados segurados especiais da Previdência Social, pois trabalham em culturas de subsistência.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.