VOLTAR

Ibama vai lançar edital para contratar satélite para monitorar desmatamento na Amazônia

FSP, Ilustrada, p. C2
Autor: BERGAMO, Mônica
29 de jul de 2019

Ibama vai lançar edital para contratar satélite para monitorar desmatamento na Amazônia
Anúncio ocorrerá em meio a críticas que Jair Bolsonaro tem feito ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

O Ibama deve publicar até o fim desta semana o edital para contratar serviços de satélite para o monitoramento do desmatamento na Amazônia.

SUSTO
O anúncio de que o órgão pretendia lançar mão de serviços privados gerou polêmica e assustou especialistas. O próprio presidente Jair Bolsonaro tem feito críticas ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão público que hoje faz o mapeamento.

CALMA, GENTE
A pasta garante, no entanto, que os serviços contratados serão complementares e que o Inpe seguirá atuando.

SOMA
"Diferentemente dos alertas gerados pelo sistema Deter/Inpe, que capta apenas imagens de pontos aleatórios e de no mínimo um hectare, o sistema do Ibama vai monitorar imagens diárias e sequenciais sobre áreas pré-determinadas, de focos de desmatamentos com resolução de três metros", diz o ministério.

FSP, 29/07/2019, Ilustrada, p. C2

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2019/07/ibama-vai-l…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.