VOLTAR

Governo elabora pacote para índios e quilombolas

FSP, Brasil, p. A6
03 de Jan de 2007

Governo elabora pacote para índios e quilombolas

EDUARDO SCOLESE
PEDRO DIAS LEITE
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Enquanto ajusta os detalhes de um pacote de incentivos para a área econômica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem a montagem de um conjunto de medidas para a área social, chamado por ele de "pacote de cidadania".
"Faz um ano que estou pedindo aos ministros da área social. Temos de ter uma espécie de pacote de cidadania. Ou seja, quilombola, terra indígena, assentamento na periferia mais pobre: nós temos de chegar lá com saúde, com educação, com luz, com computador."

Lula prometeu o conjunto de medidas, no Planalto, durante cerimônia de comemoração do atendimento de 5 milhões de pessoas pelo programa Luz para Todos. "Esse país não pode ser pensado apenas assim. Ele tem que saber que tem coisa que, do ponto de vista do economês, não é aquilo que o economista diz que é viável, mas, do ponto de vista social, do ponto de vista da solidariedade, dos compromissos do governo, nós temos que gastar R$ 6,5 bilhões [no programa]", afirmou.

Ainda não há data para o lançamento do pacote, que, na prática, vai reunir programas de governo de diferentes ministérios. A idéia é que medidas como reconhecimento de áreas, instalação de energia elétrica, concessão de créditos, abertura de estradas e construção de escolas e postos de saúde ocorram de uma só vez.
No final do ano passado, Lula reuniu os ministros da área social para tratar desse tema. Um outro encontro pode ocorrer ainda nesta semana.

Durante o evento, Lula entregou placas de homenagem a famílias beneficiadas pelo Luz para Todos. De diferentes regiões do país, os convidados fizeram discursos de agradecimento, posaram para fotos com o presidente e, alguns deles, entregaram presentes ao petista. Após o evento, Lula recebeu o cantor Geraldo Azevedo, que um dia antes participou de show na praça dos Três Poderes. Segundo o músico, Lula lamentou o público de 10 mil pessoas na posse e disse que segundo governo terá "mais ousadia".

FSP, 03/01/2007, Brasil, p. A6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.