VOLTAR

França quer taxar produtos de país que agrava efeito estufa

FSP, Ciência, p. A25
15 de Nov de 2006

França quer taxar produtos de país que agrava efeito estufa

DO "FINANCIAL TIMES"

A França quer que a União Européia crie um imposto sobre produtos importados de países que não assinam os acordos internacionais para cortar as emissões de gases causadores do efeito estufa.
A proposta, anunciada anteontem pelo primeiro-ministro Dominique de Villepin, pode prejudicar exportadores dos Estados Unidos, que não ratificaram o Protocolo de Kyoto. "Queremos reforçar o princípio do poluidor pagador", disse, ao anunciar um pacote ambiental que taxa o carvão no país e abre caminho para criar pedágios urbanos.
"A próxima rodada de protecionismo da Europa deve se basear em argumentos espúrios como a milhagem da comida", disse Helen Clark, primeira-ministra da Nova Zelândia. Ela reclama das propostas de impostos sobre produtos que requerem muita queima de combustível para serem transportados até seus mercados.

FSP, 15/11/2006, Ciência, p. A25

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.