VOLTAR

Florestas

FSP, Painel do Leitor, p. A3
Autor: AZEVEDO, Tasso
31 de Ago de 2006

Florestas

"A Operação Angico, desencadeada pela Polícia Civil de Mato Grosso em parceria com a Secretária de Meio Ambiente, mostrou que a descentralização da gestão florestal é o caminho certo para alcançar mais eficiência pública no cuidado com o patrimônio natural.

Na ocasião, foram presas 82 pessoas envolvidas com falsificação de guias florestais. Parte do sucesso deve ser creditada ao fortalecimento dos órgãos estaduais de meio ambiente. Mato Grosso, com apoio do Ibama, está construindo suas competências na área florestal e mostrou que tem adquirido eficiência para gerir e fiscalizar o uso público desse patrimônio.

O uso do Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (CC Sema) trouxe mais precisão ao controle do transporte de toras e foi fundamental para que a polícia rastreasse os criminosos. A Operação Angicos é um incentivo para os Estados que ainda não assumiram o controle da gestão de suas florestas públicas."

Tasso Azevedo, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro/MMA (Brasília, DF)

FSP, 31/08/2006, Painel do Leitor, p. A3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.