VOLTAR

Estudo prevê impacto de mudança do clima no Rio

FSP, Ciência, p. A15
09 de Ago de 2008

Estudo prevê impacto de mudança do clima no Rio

Denise Menchen
Da sucursal do Rio

Avanço do nível do mar, enchentes, secas, savanização, extinção de espécies e migrações em massa. Este será o cenário do Rio de Janeiro nos próximos cem anos, segundo o resultado de uma série de estudos encomendados pela Secretaria Estadual do Ambiente.
Paulo Rosman, professor da UFRJ, um dos autores do trabalho, afirma que a estimativa de aumento do nível médio dos oceanos em meio metro nos próximos cem anos deve levar ao avanço do mar em direção às áreas costeiras e até a uma possível mudança na direção das ondas, o que alteraria e reduziria a faixa de areia nas praias.
Regiões como a Baixada Fluminense devem enfrentar enchentes cada vez mais fortes, fruto do aumento na intensidade das tempestades e da dificuldade de escoar água para um mar mais elevado.
O calor deve afetar também a fauna e a flora. As principais conseqüências, diz o estudo, serão sentidas no norte do Estado, que pode ter seus remanescentes de floresta convertidos em savana. No centro, a mata densa atual dará espaço a uma floresta adaptada a clima seco. Com mudanças no habitat, algumas espécies podem se extinguir, sobretudo as mais restritas a áreas pequenas.
A boa notícia, porém, é que existe tecnologia para minimizar parte dos problemas. O aterro de praias pode evitar que cartões postais como Copacabana e Ipanema se descaracterizem, pelo menos enquanto o nível do mar não subir muito. Em alguns casos, o custo das operações de mitigação, segundo os especialistas, não devem provocar a retirada das populações de áreas pobres.
No caso da fauna e da flora, uma maneira de evitar os problemas é conectando os fragmentos de mata atlântica. "A vegetação original está muito fragmentada, o que impede que as espécies se desloquem", diz o cientista Carlos Nobre, do Inpe, um dos autores do relatório. "Para que elas sobrevivam no futuro, é preciso aumentar a conectividade das áreas."

FSP, 09/08/2008, Ciência, p. A15

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.