VOLTAR

Emergentes vão dominar diálogo na conferência

FSP, Ciência+Saúde, p. C10
16 de Mai de 2012

Emergentes vão dominar diálogo na conferência

CLAUDIO ANGELO
DE BRASÍLIA

Os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, ideia do governo brasileiro para ampliar a participação da sociedade civil na Rio+20, terão presença maciça de países em desenvolvimento. Dos 74 conferencistas confirmados até agora, apenas 27 vêm de países ricos.
A lista de presença aponta o caráter que a conferência do Rio vem ganhando, de encontro dominado por emergentes.
Os diálogos ocorrerão de 16 a 19 de junho, entre o fim das negociações diplomáticas formais e a reunião de chefes de Estado, de 20 a 22. Consistirão de dez painéis, formados por acadêmicos e empresários, entre outros.
Eles discutirão uma dezena de temas: oceanos, segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza, desenvolvimento sustentável e as crises econômicas, energia, água, padrões de produção e consumo, cidades sustentáveis, emprego e florestas.
Cada painel levará três recomendações de ação em cada uma dessas áreas aos chefes de Estado.
Se a ideia funcionar, o Brasil espera que ela seja adotada em futuras conferências da ONU, como forma de usar as intervenções da sociedade civil para romper impasses em negociações difíceis.
SEM BILL E ANGELINA
A lista inicial de convidados incluía supercelebridades como Angelina Jolie e Bill Gates. No entanto, devido ao tempo escasso -os convites só foram enviados a partir de março deste ano-, o governo precisou se contentar com um grupo menos estrelado.
Entre os confirmados estão o economista americano Jeffrey Sachs, da Universidade Columbia; a oceanógrafa Sylvia Earle; o ex-presidente do BID Enrique Iglesias; a "mãe" do conceito de desenvolvimento sustentável, Gro Brundtland; e o criador da ideia de pegada ecológica, o suíço Mathis Wackernagel.
Cada painel terá pelo menos um brasileiro. Entre os confirmados, a economista Maria da Conceição Tavares, o ex-ministro Rubens Ricupero e a geógrafa Bertha Becker.
O coordenador dos diálogos, o ministro Julio Bitelli, do Itamaraty, disse à Folha que "acaba tendo mais" representantes de países emergentes porque a resposta deles foi maior.
"A qualidade dos convidados é excelente", disse à Folha Langston Goree, diretor do Instituto Internacional de Desenvolvimento Sustentável.
Dois terços dos palestrantes estão confirmados.

FSP, 16/05/2012, Ciência+Saúde, p. C10

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cienciasaude/43074-emergentes-vao-domi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.