VOLTAR

Demora não é opção, diz Obama sobre ação no clima

FSP, Ciência, p. A14
19 de Nov de 2008

'Demora não é opção', diz Obama sobre ação no clima

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ontem que seu governo "marcará um novo capítulo" na liderança do país na questão da mudança climática, e prometeu investimentos de US$ 15 bilhões ao ano em pesquisa de tecnologias de energia limpa. "Demora não é mais uma opção e negação não é mais uma resposta aceitável", declarou.
O pronunciamento, gravado, foi a primeira fala de Obama sobre a crise do clima após a eleição. Ele foi exibido ontem em Los Angeles, numa conferência global sobre o tema organizada pelo governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.
"Poucos desafios que se colocam diante da América -e do mundo- são mais urgentes do que combater a mudança climática", disse Obama. "A ciência é incontroversa e os fatos são claros." O atual presidente americano, George W. Bush, passou a maior parte de seus oito anos na Casa Branca colocando dúvidas sobre a ciência da mudança do clima.
"Freqüentemente, Washington tem falhado em mostrar (...) liderança", disse Obama. "Isso mudará quando eu assumir o governo."
O eleito reafirmou seu compromisso de campanha de colocar em vigor um sistema federal de comércio de emissões ("cap and trade"), pelo qual empresas terão uma cota de poluição anual e poderão vender créditos de carbono umas às outras caso reduzam mais que sua meta. Isso, disse Obama, "nos colocará no trilho de reduzir as emissões aos níveis de 1990 em 2020 e reduzi-las outros 80% em 2050".
Apesar do discurso, Obama disse que não mandará ninguém da equipe de transição à conferência do clima de Poznan, Polônia, no mês que vem. "Os EUA só têm um presidente de cada vez", afirmou, emendando que pediu a parlamentares que vão a Poznan que relatem a ele o que acontecer lá.

FSP, 19/11/2008, Ciência, p. A14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.