VOLTAR

Após três anos, desmatamento volta a crescer

FSP, Ciência, p. C15
04 de Fev de 2011

Após três anos, desmatamento volta a crescer

DE BRASÍLIA

O desmatamento na Amazônia cresceu 10% entre agosto e dezembro de 2010 em comparação com o mesmo período de 2009.
Os dados foram divulgados na terça pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), com base em imagens de satélite do sistema Deter, que flagra o desmatamento em tempo real. É a primeira vez desde o fim de 2007 que uma série parcial de dados do Deter indica subida no corte raso na floresta.
Foram 1.236 quilômetros quadrados desmatados entre agosto e dezembro de 2010, contra 1.145 quilômetros quadrados no período anterior. "Isso mostra que eles continuam cortando. Não tem como relaxar ou parar de fiscalizar", disse o diretor do Inpe, Gilberto Câmara.
Ele afirma, porém, que não é possível falar de reversão da tendência de queda.
O ano, excepcionalmente seco, com poucas nuvens, também permitiu enxergar desmatamentos mesmo durante a estação chuvosa, que começa em novembro.
O atual inverno amazônico está bastante chuvoso -em dezembro, por exemplo, só foi possível observar 28% da região, área que estava livre de nuvens.
Uma nova fronteira de devastação se consolida: o triângulo formado pelo sul do Amazonas, sob influência da rodovia BR-319, o norte de Rondônia e o leste do Acre.

FSP, 04/02/2011, Ciência, p. C15

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0402201102.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.