VOLTAR

Aporte em energia destina 22% para fonte renovável

FSP, Mercado Aberto, p. B2
Autor: FRIAS, Maria Cristina
14 de Nov de 2014

Aporte em energia destina 22% para fonte renovável

Menos de um quarto dos investimentos em energia previstos para o país até 2023 serão destinados para fontes renováveis, de acordo com um estudo da FBDS (Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável).
O Brasil deverá investir cerca de R$ 1,26 trilhão no período, dos quais 78% em fontes não renováveis, como o petróleo. O restante (22%) irá para energias consideradas verdes, segundo o levantamento.
"As energias renováveis ainda são fartamente penalizadas por uma política de impostos que não é conveniente ao incentivo a essas fontes", afirma Israel Klabin, presidente da entidade.
Até 2023, a maior parte dos recursos envolverá a exploração e a produção de petróleo e gás natural, que representam mais de 60% dos aportes previstos. A fabricação de biocombustíveis, como o etanol, ficará com cerca de 6%.
O estudo, que será apresentado na próxima semana e entregue ao Ministério do Meio Ambiente, também propõe metas para a descarbonização da matriz energética.
Entre elas, está o aumento da participação de biocombustíveis nos transportes.
"A ideia é que esses indicadores possam servir para um projeto de Estado, não apenas de governo", afirma o executivo, que também integra o conselho de administração da Klabin.
Hoje, a parcela de fontes renováveis na matriz nacional é de aproximadamente 42%, acima da média mundial (13%), segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), do Ministério de Minas e Energia.
Usinas eólicas, solares, pequenas hidrelétricas e termelétricas a biomassa deverão ter uma expansão média de 10,7% ao ano até 2023, ainda de acordo com o órgão.

FSP, 14/11/2014, Mercado Aberto, p. B2

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/195443-aporte-em-energia-desti…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.