VOLTAR

Antártida registra temperatura recorde acima dos 20oC, diz cientista

FSP, Folhacorrida, p. B8
14 de Fev de 2020

Antártida registra temperatura recorde acima dos 20oC, diz cientista

Na última quinta-feira (6), extremo norte do continente havia registrado recorde com 18,3oC

O cientista brasileiro Carlos Schaefer registrou um novo recorde de temperatura na Antártida, de 20,75 graus Celsius, rompendo pela primeira vez a barreira dos 20 graus no local. Schaefer fez as medições na Ilha Marambio (Seymour Island).

Ele disse que nunca foi visto na Antártida um registro desse.

A temperatura registrada em 9 de fevereiro foi de 20,75o C, disse Schaefer, que esclareceu que o dado de pesquisa não parece antecipar mudanças climáticas. "É apenas um sinal de que alguma coisa diferente está acontecendo nessa área."

Dias antes, na quinta-feira (6), a base de Marambio, administrada pela Argentina, já havia registrado temperatura recorde para a região, com 14,1oC, a mais alta para um mês de fevereiro desde 1971.

Naquele mesmo dia, a base científica Esperanza, também administrada pela Argentina e que fica no norte do continente, registrou outro recorde, o de maior temperatura da história da região, com 18,3oC, superando a medição mais alta anterior, de 17,5oC, em 24 de março de 2015.

Desde 2006, o aumento nas temperaturas devido à atividade humana causou a perda de 430 bilhões de toneladas de gelo na Antártida e também na Groenlândia. O derretimento das calotas polares promove a elevação do nível do mar, que põe em risco o futuro de zonas costeiras.

O ritmo de elevação do nível dos mares está aumentando, segundo especialistas da ONU (Organização das Nações Unidas). Durante o século 20, por exemplo, o nível dos mares subiu cerca de 15 centímetros.

Na Antártida, uma das maiores geleiras do continente segue sendo observada por pesquisadores dos EUA e Reino Unido por meio da Colaboração Internacional da Geleira Thwaites, que indica que o derretimento dessa geleira poderia elevar o nível dos mares em até 65 centímetros.

FSP, 14/02/2020, Folhacorrida, p. B8

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2020/02/antartida-registra-tempe…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.