VOLTAR

Amazônia

FSP, Painel do Leitor, p. A3
Autor: GALLAZZI, Sandro ; SULIK, Tibor
04 de Mar de 2007

Amazônia

"Helio Jaguaribe apresentou sua opinião sobre o que fazer com a Amazônia e, sobretudo, sobre como tratar as populações indígenas ("A perda da Amazônia", "Tendências/ Debates", 19/2). E, sendo a seção intitulada "Opinião", precisamos respeitar suas opiniões. Opinião por opinião, aqui vai a minha: se 200 mil indígenas ocupam 103 milhões de hectares, é bom saber que 25 mil fazendeiros ocupam a enormidade de 132 milhões de hectares.
E ainda falta alguém explicar por que a ocupação dos fazendeiros representa progresso e a dos indígenas significa atraso. Será que é porque estes preservam a mata no lugar de derrubá-la? Tem mais um detalhe: além destes 132 milhões ocupados, mais ou menos legalmente, cerca de 2.000 fazendeiros roubaram uma área grilada de outros 70 milhões de hectares.
Ao valer a conta feita pelo sociólogo, só estes 70 milhões de hectares grilados poderiam produzir, por dia, dez vezes mais biocombustível do que todo o petróleo da Arábia Saudita.
Será que é necessário tirar terra das populações indígenas? Não bastaria recuperar as terras griladas, uma vez que a lei diz que isso é crime? Aliás, por que será que grileiro ainda não vai para a cadeia? Há muito mais por fazer antes de se preocupar com as terras indígenas."

Sandro Gallazzi , Comissão Pastoral da Terra (Macapá, AP)

"Acabo de ler o artigo "A perda da Amazônia" e concordo com os comentários de Helio Jaguaribe sobre a região amazônica. Nós, brasileiros, estamos correndo o risco de perder essa terra que Deus nos confiou. É preciso, com urgência, despertar as nossas autoridade para que percebam o que está se passando de grave na região. Parabenizo Jaguaribe pelo grito de alerta que levantou e espero que continue nos alertando sobre o território brasileiro na região amazônica, tão cobiçado pela voracidade da economia capitalista. Faço votos para que o autor consiga despertar a juventude para se motivar na defesa do território brasileiro."

Tibor Sulik (Rio de Janeiro, RJ)

FSP, 04/03/2007, Painel do Leitor, p. A3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.