VOLTAR

Ações individuais ajudam a combater o caos ambiental

FSP - https://www1.folha.uol.com.br/
Autor: LOPES, Hermes
22 de Out de 2024

Ações individuais ajudam a combater o caos ambiental
Hermes Lopes, head de logística da Nivea, escreve sobre a importância da adoção de pequenas mudanças no dia a dia

Hermes Lopes
Head de logística da Nivea

22/10/2024

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre como vivermos de forma mais sustentável. A adoção de mudanças simples em nossos hábitos rotineiros é capaz de aumentar o equilíbrio entre a vida em sociedade e a natureza por muitas gerações.

Em minha vida pessoal, essa consciência sempre esteve presente. Desde muito jovem, compreendi que precisamos valorizar os recursos que temos, respeitar o meio ambiente e adotar práticas que contribuam para o futuro do planeta.

Em casa, faço reciclagem de todos os materiais possíveis, utilizo iluminação de LED e instalei chuveiros com redutor de pressão para economizar água. Também procuro evitar o uso de copos descartáveis, sempre andando com minha garrafa de água para reduzir o impacto. Acredito que pequenas ações individuais e diárias criam um efeito em cadeia, tornando nossa relação com o meio ambiente mais harmoniosa e responsável.

Como head de logística da Nivea, busco aplicar essa consciência também dentro da empresa. Faço parte do Grupo de Afinidade de Sustentabilidade da companhia, coletivo formado por colaboradores que compartilham interesses em comum e dialogam sobre transformações. O objetivo é avançar com a nossa agenda de sustentabilidade. Já fechamos importantes parcerias, como a com o Grupo Muda, que trabalha com logística reversa e reaproveitamento de materiais.

Em 2022 e 2023, desenvolvemos o projeto Adote um Condomínio, que instalou 59 contêineres de coleta em 19 condomínios de São Paulo, resultando em mais de 140 toneladas de materiais recicláveis no ano passado, distribuídos para 15 cooperativas. Além disso, Nivea garantiu o retorno de 22% das embalagens de desodorantes aerossóis pós-consumo, conquistando o selo Muda Recicla com procedimentos seguros de despressurização e remoção de gases das embalagens.

Uma das minhas principais prioridades é minimizar o impacto ambiental da nossa rede de distribuição, implementando soluções com menor emissão de carbono, como o uso de transporte ferroviário e cabotagem, além de aumentar a eficiência no planejamento das cargas e otimizar a ocupação dos veículos -desde o abastecimento dos centros de distribuição até a entrega final aos clientes.

Estamos comprometidos com a agenda 2030 da ONU e elegemos 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para guiar nosso trabalho.

Com isso, reciclamos o máximo possível, damos prioridade ao uso de materiais não descartáveis, utilizamos 100% de energia renovável em nossos centros de distribuição em Extrema (MG) e Jundiaí (SP), e temos metas claras até 2025 para reduzir o uso de plástico virgem em 50% e a emissão de gases do efeito estufa em 30%.

Esse esforço coletivo é o que acredito que fará a diferença no cuidado com o planeta. Não se trata de grandes revoluções, mas de pequenas mudanças que, somadas, criam um impacto significativo e duradouro.

Para mim, a sustentabilidade não é apenas um dever profissional, é um compromisso pessoal; por isso, convido todos a fazerem parte dessa transformação.

https://top-of-mind.folha.uol.com.br/2024/10/acoes-individuais-ajudam-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.